Alcino Soutinho 1930-2013
Alcino Peixoto de Castro Soutinho,nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1930. Acabou o curso de Arquitectura na antiga. Escola Superior de Belas-Artes do Porto [ESBAP), em 1957. Leccionou na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) entre 1972 e 1999, na qualidade de professor associado. Iniciou a actividade de arquitecto em regkne livre no mesmo ano em que se formou, fazendo uma pausa no decorrer do ano de 1961 para realizarem. Itália uma investigação na área da Museologia. Paralelamente, trabalhou na Fundação das Caixas de. Previdência, para a qual elaborou ate 1971 vários conjuntos de habitação económica no Norte do pais, Para além destas, foi autor de várias obras de arquitectura, das quais se destacam:
Biblioteca-Museu Amadeo Souza-Cardoso e Edifício dos Paços do Concelho de Amarante (1972-75),com o qual obteve em 1984 o prémio AICA, da secção portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte; adaptação a estalagem do Castelo de São João da Foz, Porto; Pousada de São Dinis em Vila Nova de Cerveira (1973), distinguida com o prémio Europa Mostra, da International Federation of tne Protection of Europe’s Cultural ând Natural Heritage; Novos programas habitacionais para o centro urbano de Santo André, em Sines (400 fogos, escritórios e equipamentos comerciais); edifício dos Paços de Concelho de Matosinhos (1986); estudo, recuperação e adaptação do Mosteiro de Tibães, em Braga (1989); Casa-Museu Guerra junqueiro, no Porto (1993); Departamento de Engenharia de Cerâmica e do Vidro da Universidade de Aveiro (1991); Sede do Norte do Banco Fonsecas e Burnay, no Porto (1993), Bolsa de Valores do Porto (1994); Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (1996).
LER +/-Foi presidente da Assembleia Geral da Ordem dos Arquitectos, presidente do Centro Português de Design, assessor da Comissão para a Recuperação da Zona Histórica do Porto e da Administração do Porto de Lisboa, e desenvolveu, entre outros, os seguintes projectos e obras: Centro de Estágio do F. C. Porto, Museu do Carro Eléctrico, Plano de Expansão da Exponor, Centra Cultural de Matosinhos, Museu de Aveiro, ETA de Lever, Centro Cultural de Alfândega da Fé e Clínica Polivalente no Porto.
Presidente do Centro Português de Design entre 1998 e 2001 – Membro da Associação Portuguesa de Designers – Membro do Conselho Científico da Escola Superior de Arte e Design (ESAD) – Membro do Comité Científico da Revista Housing, Itália – Consultor do CRUARB (Comissariado para a Recuperação Urbana da Área Ribeira-Barredo) – Câmara Municipal do Porto entre 1993 e 1997 – Membro da Comissão Consultiva para a atribuição de Bolsas de Estudo de Especialização nos diversos domínios da actividade própria do serviço de Belas Artes, Fundação Calouste Gulbenkian.
PRÉMIOS:
1982,Prémio “Europa Nostra” – International Federation of the Protection of Europe’s Cultural and Natural Heritage.
1984,Prémio AICA ( Associação Internacional dos Criticos de Arte). – Prémio Europa Nostra 1988,Condecorado com a Medalha de Mérito da Camara Municipal de Matosinhos. 1992,Condecorado com a Medalha de Mérito Municipal da Camara Municipal de Vila Nova de Gaia.
1991,Seleccionado para o Prémio Europeu “Mies Van der Rohe”
1993,Seleccionado para a representação portuguesa na Bienal Internacional de Arquitectura de S.Paulo (Brasil)
1993,Condecorado com a Comenda da Ordem Militar de Santiago de Espada.
2011,Doutoramento Honoris causa pela Universidade de Aveiro
Conferências e debates em Portugal e no estrangeiro : Porto, Lisboa, Coimbra, Viana do Castelo, Amarante ; Milão, Bari, Corunha, Santander, etc. –
Exposições em Portugal e no estrangeiro : Lisboa, Porto, Coimbra, Viana do Castelo,Vila Franca de Xira ; Itália, França, Holanda. – Obras publicadas em livros e revistas de Arquitectura de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda e Itália. – Participação em júris de concursos nacionais de Arquitectura e Planeamento.
OBRAS E PRÉMIOS NOS SEGUINTES CONCURSOS:
1959,Monumento aos Calafates- Porto ( co-autoria com A.Siza e A.Amaral ) Edifício dos Paços do 1980/84,Concelho de Matosinhos – Plano de Pormenor da Zona Costeira entre Granja e Espinho – 1985,Reconversão do Edifício do Antigo Hospital Distrital de Viana do Castelo
1985,Sede no Norte do Banco Fonsecas e Burnay no Porto
1990,Edifício da Nova Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
1993,Elaboração dos Projectos dos Conjuntos Habitacionais de Lavra1 (54 fogos), Lavra2 (90 fogos) e Perafita (50 fogos)
1995,Municipio de Seregno – Itália
1998,Concurso para a Elaboração do Projecto de Recuperação e Readaptação da Quinta das Janelas – Óbidos
2003,Concurso para a Elaboração do Projecto de Recuperação e Readaptação da Quinta de Val Pereiras – Ponte de Lima