Emilia Nadal 1938
De ascendência catalã, Emília Nadal nasceu em Lisboa em 1938.Curso de Cerâmica Decorativa na Escola de Artes Decorativas António Arroio e licenciatura em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1960). Iniciou-se na gravura com Maria Gabriel e Ilda Reis, na Cooperativa Gravura (1974). Frequentou um workshop de Holografia Goldsmiths’College, University of London (1983).
Referências
Representou a Sociedade Nacional de Belas Artes no Conselho Nacional de Educação. Com Jorge Barreto Xavier elaborou o Parecer “Educação Estética, Ensino Artístico e sua Relevância na Educação e na Interiorização dos Saberes”.(CNE-1998). .Integrou a Comissão de Estudos da área de Desenvolvimento Pessoal e Social e o Secretariado Entreculturas (ME).
E o 5º Grupo de Estudos de Reflexão Prospectiva sobre “O Futuro da Educação em Portugal. Tendências e Oportunidades”(DAPP). Com Sérgio Grácio, elaborou e publicou o tema “Modos Diferenciados de Aprender e Saberes do Futuro”, DAPP-2000.
Comunicações em Colóquios, Congressos e Seminários e publicação de artigos sobre “Educação Estética e Ensino Artístico” (“Inovação”vol.3-1990) e sobre temas relacionados com Arte e Comunicação, Imagem e Violência, e Violência contra as Mulheres.
Fez parte do Conselho Consultivo da Fundação Gulbenkian e da Direcção da S.N.B.A., presidindo actualmente à Mesa da Assembleia Geral da Instituição.
Expõe desde 1957 e participou em numerosas exposições colectivas e de grupo em Portugal e no estrangeiro, a título individual ou em representação da pintura e da gravura portuguesa contemporânea, em Espanha, França, Finlândia, Alemanha, Suécia, Grécia, Inglaterra, Itália, Brasil, Alemanha, Nova Zelândia, México, Bulgária, ex-Jugoslávia, Polónia, Macau e Japão.
LER +/-PRÉMIOS e CONDECORAÇÕES:
Recebeu os Prémios Anunciação e Lupi de Pintura da Academia Nacional de Belas Artes
(1959) e uma Bolsa da Fundação Gulbenkian para Investigação em Comunicação Visual para o projecto “Embalagens para Conteúdos Naturais e Imaginários Liofilizados”, que desenvolveu nas áreas da pintura, desenho, gravura, objectualismo e video-performance (1976-1979).
Menção do XVI Prémio Internacional de Desenho Joan Miró (1977) e Prémios de Edição na I e na II Exposição Nacional de Gravura (1977-1979). Participou na pintura do painel colectivo alusivo ao 10 de Junho de 1974, iniciativa do Movimento Democrático de Artistas Plásticos.
2013 foi condecorada Pelo Presidente da República com o grau de Grande Oficial do Mérito Civil.
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS:
1973– Lisboa. Galeria Ottolini. “As Caixas” “Os Ovos”. 1976– Lisboa. Galeria de Arte Moderna – SNBA. “Dez Decomposições”, “Dois temas de Jerónimo Bosch. 1976– Madrid. Galeria PROPAC. “Decomposições”, “OVNIS”, “Paisagens Imaginárias”, “Suspensões”. 1977 – Porto. Centro de Arte Contemporânea- Museu Nacional Soares dos Reis, “Propostas para a embalagem de conteúdos naturais e imaginários liofilizados”.1977– Lisboa. Galeria Dinastia. “Embalagens”. 1978– Madrid. Galeria Yguanzo. “Envases”.1978– Lisboa. Galeria 111. “Slogan’s” – Múltiplo em alumínio. Assemblages. 1979– Porto. Galeria Zen. “Slogan’s”. 1980– Lisboa. Jardim da Fundação Gulbenkian. Apresentação dos pacotões “Skop” e “Slogan’s”. 1981– Coimbra. Círculo de Artes Plásticas. “Slogan’s”, “Embalagens”. Pintura, desenho, gravura e Performance. 1983– Paris. Centro Cultural Português da Fundação Gulbenkian. “Paysages Obliques”. 1983– Porto. Galeria Zen. “Paisagens Voadoras”, “Paisagens Oblíquas”. 1983– Vila Real. Fundação – Casa de Mateus. “Paisagens Voadoras”, “Paisagens Oblíquas”, “Suspensões”, “Rupturas”. 1984– Funchal. Galeria Quetzal., “Dez Anos de Pintura”. 1986– Lisboa. Galeria S. Mamede. “Temas do Apocalipse”, “Jardins Impenetráveis”; 1987– Lisboa. Galeria S. Mamede. “S.Miguel e o Dragão”, “Os Cavaleiros”. Apresentação da monografia “Emília Nadal”, de Manuel Rio de Carvalho. Edição Imprensa Nacional/Casa da Moeda. 1988– Paris. Centro Cultural da Fundação Gulbenkian. “L’Artiste du Mois”- gouaches. 1988– Lisboa. Museu Nacional do Traje. “O Traje na Dança”. Desenhos, maquetes e figurinos.1988- Estoril. TEC- Teatro Mirita Casimiro. “Desenhos para Cena”. Desenhos e maquetas. 1989 – Macau. Arquivo Histórico. Desenho. “Paisagens Imaginárias“. 1992– Lisboa. Galeria S. Mamede. “Figuração da Luz”. 1995– Évora. Eborensia Galeria. “A Figuração dos Mitos”. 2004 – Fátima. Galeria S. Miguel. “Via Crucis”. 2005 – Angra do Heroísmo. Palácio dos Capitães Generais. “Canção da Terra”. 2005 – Ponta Delgada. Academia das Artes dos Açores. “Canção da Terra”. Projecção de “Iris”- pintura e vídeo. 2005 – Tomar. Galeria dos Paços do Concelho. Exposição Antológica 1973-2005. 2006– Silves, Museu Municipal de Arqueologia. “Landscapes” 1972-2006 (Antológica). 2009- Lamego, Casa do Poço. “Transparências”. Exposição e Colóquio sobre vida e obra. 2011- Cascais, Centro Cultural de Cascais, Fundação D.Luis. “Tudo o que Acontece”. 2011 – Castelo Branco, Centro Cultural de Castelo Branco.”Metáforas do Feminino”. 2013– Viana do Castelo, Museu de Artes Decorativas. “Tempo de Ver”. 2015 – Setúbal, Museu de Arqueologia e Etnologia do Distrito de Setúbal. “Imperativos 1970-2015. O Tempo e as Circunstâncias”. Lisboa, Galeria S. Mamede.“O Tempo e a Forma”.
Críticas e Apresentações – Fernando de Azevedo, José-Augusto França, Rui Mário Gonçalves, Raul Chavarri, Lluis Bosch I Cruañas, Manuel-Rio de Carvalho, Carlos M.Couto S.C., Tomaz Ribas, Carlos Pontes Leça, João de Freitas Branco, Pedro Támen, Vasco Graça Moura, Yvette Centeno, Cristina Azevedo Tavares, Conceição Amaral, Maria João Fernandes, Bárbara Coutinho, Bernardo Pinto de Almeida, António Ramos Rosa, José Blanco, Sandra Leandro, Ana Marques Gastão, João Pinharanda, Maria Joaquina Soares, José Luís Porfírio.
EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: (mais recentes)
2000– “Mote e Transfigurações”, S.N.B.A.,Lisboa. 2001– “Silent Life”, Festival dos Capuchos, Monte da Caparica. 2002– “Cem Anos, Cem Artistas”, S.N.B.A., Lisboa. 2003– XIIª Bienal Internacional de Arte Contemporânea, Vila Nova de Cerveira. Exposição do Prémio Amadeu de Souza-Cardoso, Amarante. “Percursos de um Dramaturgo”, Museu Nacional do Teatro, Lisboa. 2004- “Em nome do Espírito Santo”, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Lisboa. “O Vício da Liberdade. Arte e Desenhos Publicitários”, Museu de Arte Moderna, Colecção Berardo. “Pop Art & Co.” Bunka Mura Museum, e outros Museus; Japão. IPOR – “15 Anos 15 Artistas”, Museu de Macau, Casa Garden e Livraria Portuguesa, Macau. 2006– “50 Anos de Gravura Portuguesa. Uma Plataforma para o Futuro”, Palácio da Galeria, Tavira; idem, SNBA, Lisboa. 2007- “50 Anos de Arte Portuguesa”, Fundação Gulbenkian, Lisboa. 2008- “You Can´t Go Home Again. (ou…A Revolta dos Manequins)”, Museu da Marioneta, Lisboa. 2009– “Desenhos na Colecção Manuel de Brito”, Palácio Anjos, Algés. “Pintura com Afectos”, Armazém das Artes, Alcobaça. “O 25 de Abril 30 anos depois”, Associação Projecto, Vila Nova de Cerveira. “25º Aniversário de Fundação de Serralves”, Porto. 2010- “Anos 70 – Atravessar Fronteiras” CAM- Fundação Gulbenkian, Lisboa. “Tudo o que é sólido dissolve-se no ar. O social na Colecção Berardo”, CCB, Lisboa. 2012- “Riso: uma exposição a sério”, Museu da Electricidade-Fundação EDP, Lisboa. “Um Texto-Uma Obra– Homenagem a Fernando de Azevedo”, SNBA, Lisboa.2013- “Sob o Signo de Amadeo. Um Século de Arte nos 25 Anos do CAM”, Fundação C.Gulbenkian, Lisboa. 2014- “A Liberdade da Imagem: Design e Comunicação Visual em Portugal 1974-1986”, Casa Museu Guerra Junqueiro, Porto. “Arte Hoje”, SNBA, Lisboa.
REALIZAÇÃO de PROJECTOS:
Criou cenários e figurinos para o Ballet Gulbenkian, Teatro Nacional D. Maria II, ACARTE/TEC e SPA (1974-1985). Realizou a performance “Episódios” para o programa de Ana Hatherly na RTP 1, “Obrigatório não Ver” (1980); o happening “Eating Slogan´s” no Círculo de Artes Plásticas, em Coimbra (1981); um mural em betão para a Biblioteca João Paulo II-UCP e instalações para concertos no Festival dos Capuchos (1986-1991) e no Centro Cultural de Belém (Natal-2000); um projecto multimédia sobre a composição musical “Iris”, de João Pedro Oliveira, para o Festival de Música de Leiria – 2001. Realizou o projecto de remodelação do presbitério da Sé de Faro (2003) e peças sacras de pintura, mobiliário e ourivesaria (1965-2005).
Representação
Representada em colecções privadas portuguesas, espanholas, brasileiras e suíças, e nas colecções do CAM- Fundação Gulbenkian; do Museu de Arte Moderna, Fundação de Serralves no Porto; do Museu de Arte Moderna, Fundação Berardo e do Museu Nacional do Teatro, em Lisboa; da C.G.D. e do B.C.P.; da Galeria de Arte Contemporânea do Funchal e do Núcleo de Arte Contemporânea, doação de José-Augusto França, em Tomar.
BIBLIOGRAFIA:
Emília Nadal, Manuel Rio-Carvalho, Ed. IN//CM, Col. Arte e Artistas, 1986, Lisboa. Emília Nadal, Pintura de Memórias, Vários autores. Ed. Cão Menor, 2011.
A Pintura na Teoria e na Prática, Varela Aldemira, Ed. Autor, 1961, Lisboa. Portuguese 20th Century Artists, Michael Tannock, Ed. Phillimore, 1978, England. Idem, Ed.portuguesa, 1979. Cem Exposições, José-Augusto França, Ed..IN/CM, Col. Arte e Artistas, 1981, Lisboa. Summa Artis- Historia General del Arte, José-Augusto França, J.L. Morales – Wifredo Rincón, 10 Anos de Artes Plásticas e Arquitectura em Portugal 1974-1984, Rui Mário Gonçalves e Francisco da Silva Dias, Ed. Caminho, 1985, Lisboa. Artistas Contemporaneas en España, Raul Chavarri, Ed. GAVAR, 1976, Madrid. História da Arte em Portugal, Dir. Rui Mário Gonçalves, Ed. Alfa, 1986, Lisboa. Cem Pintores Portugueses, Rui Mário Gonçalves, Ed. Alfa, 1996. Dicionário de História Religiosa de Portugal, Dir. Carlos Moreira Azevedo, Ed. Círculo de Leitores, 2001, Lisboa. A Igreja e a Cultura Contemporânea em Portugal, Dir. Manuel Braga da Cruz e Natália Correia Guedes, Ed. Diocese do Porto, 2001. História de Arte em Portugal. O Modernismo, José-Augusto França, Ed. Presença Lisboa, 2004. Artes e Revolução 1974-1979, Gonçalo Couceiro, Ed. Livros Horizonte, 2004, Lisboa. Intelectuais Públicas Portuguesa; as musas inquietantes, Maria Laura Matos Bettencourt Pires, UCP Editora, 2010, Lisboa. Artes Plásticas e Crítica em Portugal nos Anos 70 e 80. Vanguarda e Pós-Modernismo, Isabel Nogueira, Ed. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. “Transgressões do Belo. Invenções do feio na arte contemporânea portuguesa, Ana Nolasco, Ed. Graonauta, Associação Cultural, 2013. “Artistas Portugueses em Discurso Directo. Textos e Entrevistas sobre Arte Contemporânea”. Miguel Matos, E.Guerra e Paz, Lisboa, 2014.
FILMOGRAFIA:
Emília Nadal, Pintura de Memórias, DVD.Realização Nuno Santiago. Ed. Cão Menor, Editora, 2010. Emília Nadal,. Álvaro Queiroz, 2011.